Serafina sem rotina, Cristina Porto.

Os alunos trabalharam a produção textual usando a diversidade textual: diário e carta.

Analisaram o que é rotina e escreveram quem gosta da rotina e o que podem fazer para não “cair na rotina”. (trabalho individual).

Pesquisaram sobre a Páscoa, festa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, junto com a professora de Ensino Religioso, Salete.

Também viram quais são os símbolos da Páscoa, o por quê dos ovos de Páscoa e a Páscoa em outras línguas. Trabalhos individuais foram entregues. Cada aluno trouxe uma receita típica para Semana Santa, e personalizou-a, juntando ao seu portfólio.

Conversamos sobre a comemoração de aniversário e o recebimento de presentes. A importância do valor sentimental e o cuidado com o valor material. Ilustraram o presente que mais gostaram.

As leituras complementares, “O diário escondido de Serafina” e “Serafina e a criança que trabalha” (Sala de leitura) auxiliou-os a perceber a forma textual de um diário e o quão é prejudicial o trabalho infantil.

Ilustraram a segunda história.

Com a leitura do livro “Esconderijo”, Heloísa Prieto, os alunos confeccionaram pequenas caixas coloridas, decoraram a gosto e colocaram dentro dois sonhos, que querem realizar; um ainda esse ano e outro no futuro. Em um segundo momento, foi lido por todos no pátio. (uma roda de conversa).

Senti uma interação de todos os alunos com esse projeto, as atividades foram bem participativas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Profª. Tânia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: